Sobre o GESC

O GESC - Gestão para Entidades da Sociedade Civil – é um programa de capacitação que alia de forma harmônica os aspectos conceituais e práticos de um programa de capacitação. São mais de 150 horas de carga de trabalho.

Com duração de quatro meses, o programa tem como núcleo um curso com 90 horas de atividades em sala de aula, durante as quais são abordados conceitos e técnicas referentes às principais áreas da gestão das organizações:
  • Fundamentos da Governança
  • Construção da Estratégia
  • Preparação de Projetos e Planos de Negócios
  • Marketing e Comunicação
  • Captação de Recursos
  • Gestão de Pessoas e Liderança
  • Gestão de Recursos Financeiros
  • Indicadores de Desempenho
  • Marco Legal
  • Gestão do Voluntariado
  • Prestação de Contas
  • Utilização de Tecnologia de Informação
  • Princípios da Qualidade
  • Técnicas de Apresentação

A parte prática tem carga horária de mais de 60 horas e é desenvolvida por meio de 10 sessões de consultoria, três Workshops, Visitas às Organizações Sociais e Reuniões dos Consultores. Todo trabalho de consultoria é realizado por profissionais que militam na gestão das organizações. Estes podem ser profissionais do próprio IGESC, ou executivos que integram o quadro funcional dos parceiros empresariais.

Consultoria Social

O grande diferencial do GESC é este trabalho de consultoria social oferecido, ao longo do curso, para que a organização participante desenvolva um projeto, voltado aos aspectos relevantes de sua atuação e que permite que se leve para a prática do dia-a-dia, o conhecimento que se obtém em sala de aula.

Este projeto é definido a partir de um diagnóstico realizado pela própria organização, com metodologia apresentada em sala de aula e com o apoio dos consultores sociais. Todo este conjunto faz com que, além do curso, o GESC ofereça um espaço de reflexão, debate e troca de experiências entre os representantes das várias organizações sociais.

Pré-Requisitos

O curso GESC é destinado a funcionários e voluntários das organizações da sociedade civil. Para que o interessado possa participar, a instituição deve indicá-lo, e a mais outra pessoa. Participam sempre dois profissionais por organização, com perfil empreendedor e autonomia nas decisões. Não é necessário ter formação de nível superior. As inscrições são feitas por meio do preenchimento de ficha cadastral da organização e dos alunos interessados. Depois do cadastramento, os indicados passam por um processo de seleção. Caso um deles não seja selecionado, a instituição pode indicar outra pessoa de seu quadro de pessoal que tenha o perfil desejado.

A frequência mínima exigida nas atividades do GESC é de 75%.
Última atualização: segunda-feira, 26 mai 2014, 08:51