Imagem de Janaina Fernandes
In Memoriam
por Janaina Fernandes - segunda-feira, 16 jul 2018, 11:52
 

In Memoriam

No último dia 08 de Julho, faleceu o Professor James Wright, membro do Conselho Consultivo do Alumni FIA e do Instituto GESC.

Prof. James era doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Engineering Management - Vanderbilt University  e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Professor aposentado da Universidade de São Paulo, atuava como diretor geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, e como coordenador dos cursos e consultorias do Profuturo/FIA.

Foi conferencista em cursos de formação de executivos de Universidades do Brasil e do Exterior, como City University (Reino Unido), MIT, Wharton, Illinois, Vanderbilt, Fordham e E.M. Lyon.

Ao longo de sua carreira, Prof. James, recebeu vários prêmios:

- Thomas Kuhn Medal in Gold- 1992-1995, concedido à equipe do projeto FLORAM pela International Union of Air Pollution Prevention and Environmental Protection Associations, e pela International Academy of Science (Suécia), por projeto de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

- Prêmio Jabuti - 2000, pelo livro "Impacto Agroambiental- Perspectivas, Problemas, Prioridades".

- Prêmios de desempenho didático em 2002, 2003 e 2004 do Programa de Pós-Graduação em Administração da USP.

- Prêmio de melhor artigo por tema: Estratégia Tecnológica  SEMEAD  Seminários em Administração 2012.

Era ainda Presidente do Conselho Fiscal da AMBEV, além de atuar em diversos conselhos de entidades beneficentes.

Para todos nós, contudo, do Alumni FIA e do Instituto GESC, Prof. James, foi, acima de tudo, um dos maiores apoiadores e incentivadores do trabalho social.

Perguntado, no evento comemorativo da criação do programa GESC, sobre a contribuição que o Instituto poderia dar à FIA, ele respondeu: "tragam para dentro de nossa escola, tudo aquilo que aprenderam, ao longo destes anos, convivendo e atuando junto com as organizações sociais”.

Tal afirmação resume bem a crença que o Prof. James sempre teve no trabalho social que o Alumni e o IGESC realizam, desde que, em 1994, um grupo de seus alunos, decidiu criar uma associação que, desde o início, recebeu seu total apoio.

Por tudo isto, se por um lado, lamentamos sua perda, por outro nos sentimos ainda mais motivados a prosseguir no trabalho social que ele sempre valorizou e divulgou.

Faz parte de nossa missão, manter vivo o legado que Prof. James construiu e nos deixou.

Conselho de Administração do Alumni FIA e do  Instituto GESC